sexta-feira, abril 29, 2005

Globalização -provavelmente uma das palavras cliché do século XX, que cairá tendencialmente no desuso. Mais do que um substantivo, designa um processo, uma tendência ou variável contínua, no âmbito da aproximação de culturas, hábitos, consumos, pessoas e ideias. Significa unificação, não no sentido estático, mas sim dinâmico, na procura do número 1, no qual se encontrará o limite da igualdade do mundo.

Nesse ponto, em que a aproximação não poderá avançar mais, deixará de fazer sentido distinguir países, credos ou raças, visto que pertenceremos todos sem excepção a uma raça uniforme, fruto da evolução e da convergência - seremos representantes máximos da nossa espécie, mas desta vez não em termos subjectivos e variáveis como hoje, onde existe ainda margem de manobra - representaremos o topo da evolução enquanto Humanos. Seremos Africanos, Americanos e Europeus, seremos Homens e Deus. Seremos iguais entre nós e entre Tudo.

No limite, o mundo será uno, e assim não se ouvirá falar de globalização, pois o processo terminará vítima do seu próprio sucesso. O rasto da globalização apagar-se-á a si próprio, pois não haverá espaço para continuar. Não temos opção senão aceitar este facto, quer pela força desta tendência, quer pela inutilidade dos protestos. A história é determinística, e é assim que se desenrolará, logo não faz sentido pensar sequer noutras realidades (oh, poderia ser tudo tão diferente!).Serás igualzinho a mim.

Assim sendo, queria deixar o meu apoio ao governo do Dubai, que faz os possíveis para unificar valores como a estupidez. Se o mundo ocidental pauta as suas políticas por esse critério, faz todo o sentido a forte posição tomada pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, ainda que pareça injusta a decisão tomada em relação a Ivo ferreira. Se a estupidez é assumida orgulhosamente pelos países da frente, exemplos destes devem ser seguidos, para bem da convergência; países, culturas e religiões diferentes perseguindo os mesmos objectivos.
Porque acima de tudo temos de manter a objectividade da rota globalizante traçada. E se a justiça é subjectiva, a estupidez, essa, é objectiva e universal, logo deve ser estimulada. Para que todos possamos servir sobre a mesma bandeira.

Deus abençoe o mundo.

In Público:
Pedido de clemência ao Dubai ainda não obteve resposta

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) ainda não obteve resposta ao pedido de clemência em nome do cidadão português Ivo Ferreira, detido no Dubai há 23 dias por ter fumado haxixe (...)O MNE enviou ontem ao seu homólogo dos Emirados Árabes Unidos um pedido de clemência, mas dada "a natureza da legislação daquele país, as diligências realizadas ainda não surtiram os efeitos pretendidos", refere um comunicado do ministério.
O cineasta Ivo Ferreira, de 29 anos, está na cadeia de uma esquadra no Dubai desde 5 de Abril, após ter sido detido na sequência de uma denúncia feita pela ex-namorada do amigo(!) com quem partilhava o apartamento, onde foi encontrado o resto de um cigarro de haxixe.

ai sim?

quinta-feira, abril 28, 2005

insónias

Passei a noite em branco. Minto, não foi em branco. Aliás, isso é só um artifício línguístico dos acordados; nunca se passa em branco, a noite.
Bem, a verdade é que não consegui dormir. Passei toda a noite a escrever num caderno quadriculado, horas e horas deambulando sobre a resolução de exercícios... contabilísticos! Bem podem imaginar a surpresa de um jovem que, não sendo especialmente dotado nas artes da contabilidade, vê preenchidas páginas e páginas de relações e manhas só acessíveis a técnicos oficiais de contas pelas suas próprias mãos. De ressaltar a sagacidade e astúcia com que esses problemas eram enfrentados, sendo que algumas dessas resoluções roçavam até o inovador, num campo por demais estudado.
Surpresa maior foi perceber que essa bíblia não estava lá de manhã. Pois.

Mas Estranha é mesmo a forma como o corpo lida com estas provações. Por não ter dormido toda a noite, sou condenado a passar todo o dia adormecido.

terça-feira, abril 26, 2005

Pois sim

O cansaço apodera-se do corpo. Acabei de sair de um exame às dez da noite. A causa óbvia do sono seria essa ( a do exame, passei a noite anterior a estudar, e.t.c.), mas a origem está mais nas horas a que o fiz. Não porque esteja habituado a deitar-me às dez horas, mas simplesmente porque tive de esperar um dia para que pudesse fazer o exame. Lembra a alguém exames a esta hora? Um gajo acorda de manhã e tem de esperar um dia inteirinho para fazer um teste? Ademais (pensastes que te safastes, não?), o nervosismo é estranhamente cumulativo, e tem o condão de pôr em xeque o que tomamos como certo - eu sei, mas temo não saber - é assim que o sacana age.
Ao início da noite, depois de ter estudado o dia todo, já não sabia nada…

Oh, a tragédia, o horror…
E com esta queixa de puto mimado vos deixo.

morra o dantas, morra! PIM!

segunda-feira, abril 25, 2005

sábado, abril 23, 2005

Evolução no seu melhor

O prazer da reprodução garante a sobrevivência da espécie.

sexta-feira, abril 22, 2005

Inutilidades

No JN de hoje:

Papa recebeu 57 mil mails em 48 horas, e centenas de mensagens continuam a chegar.(...)Segundo um responsável do Vaticano, o correio electrónico benedettoxvi@vatican.va recebeu nas primeiras 48 horas de activação um total de 56.191 mensagens: 30.844 em inglês, 12.621 em italiano, 6.024 em espanhol e 2.961 em alemão. A mesma fonte precisou que centenas de mensagens continuam a chegar(...)


hmmm. Vou mandar ao Bento um convite para o G-mail. Talvez lhe faça falta o espaço no servidor. Para quando o endereço do Messenger? (será esse o 3º segredo????......mas Lúcia, tu tinhas dito que....)

Pornografia ímplicita


ai sim?
Foto por: Pedro Costa

quinta-feira, abril 21, 2005

Fragmentos de estupidez (2)

Outros títulos:
como o ridículo compensa;
ou ainda,
Bandas horríveis com hits que parecem soar medianamente bem quando estamos podres de bêbedos;
ou então:
Bandas de "hair-metal" suecas que bem podiam tropeçar nos cabelos e cair pelas escadas abaixo para não tentarem imitar os ABBA com guitarras


EUROPE



Originally a progressive rock group, Europe didn't achieve any success until they reworked their sound into a bombastic yet melodic pop-metal. In their first incarnation, the Swedish band was called Force. The band - featuring core members Joey Tempest (vocals), John Norum (guitar), and John Leven (bass) - won a national talent contest in the early '80s, which led to a record contract. After changing their name to Europe and releasing two albums in Sweden (Europe and Wings of Tomorrow), the band landed an international deal with Epic Records. By this time, Norum had left the group and was replaced by Kee Marcello; drummer Ian Haughland and keyboardist Michael Michaeli also joined the lineup.

In 1986, Europe released The Final Countdown. On the album, Michaeli's keyboards took a prominent role (they provide the main riff in the hit title track), which nicely complimented the band's smoother pop melodies. The change in style proved successful, as the record became a Top Ten hit in the U.S. and U.K.; both "The Final Countdown" and "Carrie" became Top Ten singles as well. Delivered two years later, Out of This World continued the formula of the previous record. It also was a success, although its numbers didn't match those of The Final Countdown. Two years later, Europe released their final album, Prisoners of Paradise, to little attention.



ai sim?

Fragmentos de estupidez (1)

-Entrevistador: Mas porquê tu chucky?

-Chucky:Porque a estupidez é pavorosa.




ai sim?

Raro

Um ciclone. Um tsunami. 5 mulheres a mijar no mato. O Apocalipse. O benfica campeão nacional

O que têm em comum estas ocasiões?
A desgraça? Não.... A RARIDADE.
Umas acontecem poucas vezes; outras acontecem só uma; outras nunca chegam a acontecer.

terça-feira, abril 19, 2005

Matera

É real, existe. Tão real que por lá filmaram a "Paixão de Cristo".



ai sim?




Sim, e a fotografia não foi tirada da net. :-P
Toma lá.


Matera (city), capital city of Matera Province in the Basilicata region of southern Italy. Matera is located 55 km (34 mi) southwest of Bari. The city is a market and industrial center. Numerous stone, cavelike dwellings have been carved into the mountainside above the town; many of them are now being replaced by modern housing projects. The chief buildings are the castle, a 13th-century cathedral, and a museum. Population (1997 estimate) 56,418.

domingo, abril 17, 2005

O que se passou.

O que se passou?


-O que aconteceu àquelas aterradoras noites de sexta-feira à noite, povoadas por monstros de película? Bichos e Coisas, dos quais eu encontrava apenas refúgio em pipocas, que tornariam doces até o Freddy Krueger?
-Será que o flagelo do álcool e da boémia em geral atingiram o nosso Jason? Será que os monstros, vendo-se trocados de tão vil forma por copos de licor, deixaram de (se) espantar?
-Até as mais horríveis criaturas morrem por conta do álcool…
-Ainda que não tenham bebido.

(eu estar de ressaca. Nosferatu não conseguir olhar-me na cara)

sábado, abril 16, 2005

Sobre a relevância

Nos dias que correm, somos constantemente bombardeados com informações que nos são de todo inúteis. Direi antes que somos aborrecidos constantemente por banalidades que a ninguém dizem respeito e que a mim, enquanto evolução máxima da minha espécie, me repugnam intensamente. Pormenores sem interesse, como as vestes do papa, que precederam a escolha do homem que ocupará o cargo, e que foram criadas em tamanhos S, M e L, pois não se sabe o diâmetro do seu Espírito Santo; como o príncipe Harry foi(é) consumidor de marijuana; será Vítor Baia homosexual?
Estas e outras perguntas revestidas da mesma dose de importância fazem parte da nossa imprensa inter e nacional.
Atrever-me-ei a perguntar... Porquê? Aonde para o bom senso neste mundo? O que aconteceu à discussão de assuntos importantes, onde param aquelas questões essenciais que nunca chegaram a ser perguntadas? Será que, como Humanidade, já crescemos o suficiente e sabemos quanto baste para nos ocuparmos somente com estas perguntas corriqueiras? Já conhecemos tudo? AONDE PARA A RELEVÂNCIA???
Sim, atrevo-me. Atrevo-me não só a perguntar em que estado está o interesse geral da nação, como também a relançà-lo. Sim, existem assuntos que valem a pena e que ainda não foram discutidos, e como tal lanço agora um repto ao Universo, um grito de alma que me consome diariamente:

A pergunta:

A BARBA CRESCE MAIS RÁPIDO QUE O CABELO?
Pois é. Nunca te olhas ao espelho e fazes essa pergunta. Isso é porque assumes que simplesmente a barba cresce mais rápido. Mas agora tens a oportunidade de o comprovar, online.

A Experiência:
Dia 15 rapei o cabelo à máquina 1 e tb a barba. Posts regulares registarão a evolução do crescimento de ambos, para a comparação

A Prova:
Eu não sou cabeleireiro, mas tentei... ainda assim, considerem só aquela zona mista onde parece encontrar-se a anterior "suiça", uma zona de conflito capilar, tal como na foz o rio enfrenta o mar.


ai sim?

A relevância???
Aqui. Num Blog perto de si.

sexta-feira, abril 15, 2005

Pablo

LA CANCIÓN DESESPERADA

EMERGE tu recuerdo de la noche en que estoy. El río anuda al mar su lamento obstinado.
Abandonado como los muelles en el alba. Es la hora de partir, oh abandonado!
Sobre mi corazón llueven frías corolas. Oh sentina de escombros, feroz cueva de náufragos!
En ti se acumularon las guerras y los vuelos. De ti alzaron las alas los pájaros del canto.
Todo te lo tragaste, como la lejanía.Como el mar, como el tiempo. Todo en ti fue naufragio!
Era la alegre hora del asalto y el beso. La hora del estupor que ardía como un faro.
Ansiedad de piloto, furia de buzo ciego,turbia embriaguez de amor, todo en ti fue naufragio!
En la infancia de niebla mi alma alada y herida. Descubridor perdido, todo en ti fue naufragio!
Te ceñiste al dolor, te agarraste al deseo. Te tumbó la tristeza, todo en ti fue naufragio!
Hice retroceder la muralla de sombra,anduve más allá del deseo y del acto.
Oh carne, carne mía, mujer que amé y perdí, a ti en esta hora húmeda, evoco y hago canto.
Como un vaso albergaste la infinita ternura,y el infinito olvido te trizó como a un vaso.
Era la negra, negra soledad de las islas,y allí, mujer de amor, me acogieron tus brazos.
Era la sed y el hambre, y tú fuiste la fruta. Era el duelo y las ruinas, y tú fuiste el milagro.
Ah mujer, no sé cómo pudiste contenermeen la tierra de tu alma, y en la cruz de tus brazos!
Mi deseo de ti fue el más terrible y corto,el más revuelto y ebrio, el más tirante y ávido.
Cementerio de besos, aún hay fuego en tus tumbas,aún los racimos arden picoteados de pájaros.
Oh la boca mordida, oh los besados miembros,oh los hambrientos dientes, oh los cuerpos trenzados.
Oh la cópula loca de esperanza y esfuerzoen que nos anudamos y nos desesperamos.
Y la ternura, leve como el agua y la harina. Y la palabra apenas comenzada en los labios.
Ése fue mi destino y en él viajó mi anhelo,y en él cayó mi anhelo, todo en ti fue naufragio!
Oh sentina de escombros, en ti todo caía, qué dolor no exprimiste, qué olas no te ahogaron.
De tumbo en tumbo aún llameaste y cantastede pie como un marino en la proa de un barco.
Aún floreciste en cantos, aún rompiste en corrientes. Oh sentina de escombros, pozo abierto y amargo.
Pálido buzo ciego, desventurado hondero, descubridor perdido, todo en ti fue naufragio!
Es la hora de partir, la dura y fría horaque la noche sujeta a todo horario.
El cinturón ruidoso del mar ciñe la costa. Surgen frías estrellas, emigran negros pájaros.
Abandonado como los muelles en el alba. Sólo la sombra trémula se retuerce en mis manos.
Ah más allá de todo. Ah más allá de todo.
Es la hora de partir. Oh abandonado!



Neftali Reyes

quinta-feira, abril 14, 2005

Ensaiam os violinos

Não podia passar em branco.É HOJE.

ai sim?

Si us plau

Quando em Barcelona, ao passar pela Sagrada Família, procurar o Hospital Sant Pau, do sr. Domènech i Montaner. Ainda que esta visita pareça um pouco mórbida, esta é sem dúvida uma das casas de saúde mais "user-friendly de sempre...quase vale a pena necessitar de cuidados por aqui. Vale a pena ver, pois de certeza que vais pagar (muito) para subir à Sagrada Família ( e ainda por cima não vale a pena, mas não faz mal, não sou eu que te vou convencer disso porque vais na mesma), e esta obra fantástica está mesmo ao lado. Para mais informações sobre o sr. arquitecto ou Arte Nova na Catalunha: http://www.gaudiallgaudi.com/

ai sim?

Patagónia

in Público


Primeira expedição do género:
Paleontólogos portugueses vão à Patagónia estudar dinossauros
13.04.2005 - 13h42 Lusa

Investigadores portugueses vão participar pela primeira vez numa expedição para estudar dinossauros na Patagónia, uma zona que exerce grande fascínio sobre paleontólogos de todo o mundo, pelos exemplares que tem fornecido daqueles animais pré-históricos.
Luís Azevedo Rodrigues e Vanda Faria dos Santos, paleontólogos do Museu Nacional de História Natural (MNHN), em Lisboa, partem sexta-feira para a Argentina para participar em campanhas de prospecção, escavação e estudo de dinossauros e pegadas, na Patagónia e em Buenos Aires.Trata-se da primeira participação portuguesa e uma das primeiras europeias a uma expedição na Patagónia, disse à Lusa Luís Rodrigues, explicando que esta é "uma das zonas a nível de fauna e de paleontologia que mais fascínio exercem sobre os investigadores".Revelando-se "muito satisfeito" por participar nesta expedição, o paleontólogo afirmou ter grandes expectativas em relação a uma "zona que nos últimos anos tem fornecido excelentes exemplares de dinossauros".A Argentina, e particularmente a Patagónia, constitui actualmente uma das principais áreas mundiais a contribuírem com novas e importantes espécies destes animais, entre as quais o maior dinossauro do mundo: o Argentinosaurus, com 40 metros de comprimento e mais de cem toneladas, descoberto em 1993.De acordo com o investigador, foi também na Patagónia que se encontraram ovos com embriões de saurópodes (dinossáurios quadrúpedes de cauda e pescoço comprido), numa jazida denominada Auca Mahuevo, bem como vestígios dos mais antigos dinossauros que se conhecem.Luís Rodrigues manifestou ainda "bastante curiosidade em estudar, ver e mexer em exemplares com características muito próprias, de uma zona com faunas muito diferentes das existentes na Europa e América do Norte".Durante as jornadas argentinas, para além do trabalho de campo, Luís Azevedo Rodrigues vai ministrar um curso de Técnicas de Morfometria Geométrica (imagens tridimensionais de dinossauros, que simulam a sua locomoção).Segundo Luís Rodrigues, o MNHN é pioneiro nestas técnicas de morfometria geométrica, razão pela qual a Universidad Nacional de Neuquén/Museu Cármen Funés, que lidera esta expedição, aproveitou a presença do especialista na Argentina para o convidar a participar no curso.Para o paleontólogo, a participação de investigadores do MNHN é cientificamente honrosa, uma vez que normalmente as campanhas de escavação e prospecção de dinossauros envolvem exclusivamente importantes instituições americanas.Nesta expedição, que termina a 15 de Maio, além dos paleontólogos portugueses e argentinos, deverão participar também investigadores de norte-americanos.
Bruce Chatwin já os tinha avisado, em Na Patagónia.
No mesmo livro faz referência ao encontro de Fernão Magalhães com os índios naquela região. Ao examinar um exemplar dos nativos pareceu reparar nos pés grandes do índio, e então baptizou a terra de "patagónia", no qual "pata" seria correspondente a "pé grande" em espanhol(?);
Conclusões:
1º: não é a primeira expedição portuguesa ao dito sítio, pois os nossos navegadores já lá tinham chegado, com algum sucesso ( eles é que lhe deram o nome!!!)
2º: Chatwin, um dos mais eruditos escritores de sempre não sabia que "pata" provinha do Português...
3º: inveja... muita inveja tenho deles

Debaixo de terra

Metro de Moscovo. Restantes estações em: http://www.beeflowers.com/Metro/-Startfiles-/index.htm


ai sim?

quarta-feira, abril 13, 2005

Fado

Na passada sexta fui ver os "A naifa" ao tertúlia Castelense, na Maia. Um ambiente interessante, numa cave de fundo vermelho. Boas prestações vocais, baixo e bateria cumprem bem... um conjunto harmonioso. Mas não podia deixar de olhar para o Varatojo, inclinado perante a sua guitarra portuguesa, e imaginá-lo a levantar-se e arrancar uns rifs muito Ska do seu mui nobre e clássico instrumento. A blast from the past dirão eles...

No dia seguinte, ao final da tarde, assisti a um espectáculo de periodicidade semanal (todos os sábados, sempre às 18h) na casa de pasto "boteco"; era dia de fado! Os guitarristas abasteceram-se dumas papas de sarrabulho, seguidas de um prego e um café com cheirinho, tudo isto temperado por uma jarra da casa. Tive o privilégio de me sentar na mesa desses artistas, e ver desfilar durante hora e meia todos aqueles que quisessem e tivessem a coragem de cantar o fado. Intérpretes amadores na sua maioria, mas que brilhavam alto (ainda que com alguma intermitência). Fiquei fã e estarei lá no próximo sábado.


P.S.:
"A naifa"? isso é tipo "the beatles" ou "the Strokes" ou "the hives"? "the"="o(s)/a(s)!!!

Na Maia: Boa noite senhoras e senhoras, temos o prazer de lhe apresentar.... os A naifa
Em Londres: Good evening, ladies and gentlemen, we have the pleasure to introduce you... the The knife (pronto, ok, não se traduz, eu sei mas não resisti)

Tio Bill

Será a estupidez a nova regra de ouro para atingir o sucesso?!? Tio Bill parece achar que sim.

Mas do Bill é fácil dizer muita trampa; vamos antes prestar atenção à trampa que ele diz!



O QUE NÃO SE ENSINA NAS ESCOLAS

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu numa conferência numa escola secundária.

“11 regras que os estudantes não aprenderão na escola”. Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração que não tem o conceito da realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharem nas suas vidas profissionais, depois da escola.
Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais...

Bill Gates falou em menos de 5 minutos, foi aplaudido mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi-se embora no seu helicóptero...


As 11 Regras

Regra 1
A vida não é fácil, acostumem-se a isso.

Regra 2
O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima.
O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele ANTES de vocês se sentirem bem convosco próprios.

Regra 3
Vocês não vão ganhar 5.000 > EUR> por mês assim que saírem da Universidade.
Vocês não serão directores de uma empresa com carro e telefone à disposição antes de terem conseguido comprar o vosso próprio carro e telefone.

Regra 4
Se vocês acham que os vossos professores são rudes, esperem até terem um Chefe. Ele não vai ter pena de vocês.

Regra 5
Vender jornais velhos ou trabalhar nas férias não está abaixo da vossa posição social.
Os vossos Avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam-lhe oportunidade.

Regra 6
Se vocês fracassarem, a culpa não é dos vossos Pais.
Por isso não os culpem dos vossos erros, aprendam com eles.

Regra 7
Antes de vocês nascerem, os vossos Pais não eram tão críticos como agora.
Eles só ficaram assim por pagar as vossas contas, lavar as vossas roupas e ouvir vocês dizerem que eles são "ridículos".
Antes de quererem salvar o planeta para a próxima geração, desejando consertar os erros da geração dos vossos Pais, tentem limpar o vosso próprio quarto.

Regra 8
A vossa escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim.
Em algumas escolas vocês não chumbam mais de um ano e têm tantas chances quantas vocês precisarem até acertar.
Isto não tem NADA a ver com a vida real. Se pisarem o risco, são despedidos... Façam bem à primeira !

Regra 9
A vida não é dividida em semestres.
Vocês não terão sempre os verões livres e é pouco provável que os outros empregados vos ajudem a cumprir as vossas tarefas no fim de cada período.

Regra 10
A televisão NÃO é a vida real.
Na vida real, as pessoas têm que largar o "barzinho" ou a boite e ir trabalhar.

Regra 11
Seja simpático com os "estudiosos" - aqueles estudantes que muitos julgam que são uns idiotas.
Existe uma grande probabilidade de vocês virem a trabalhar PARA eles um dia.





Não só o tio Bill se afrima como crítico social e futuro cronista, como também mantém em aberto uma possível carreira como ministro da educação nos E.U.A.;


Comentários de alguns alunos:

-"que audácia e perspicácia; como o Bill nos ensina uma nova perspectiva de encarar a vida!"

-" magistral, sumptuoso e competente!"

- "incrível, nunca tinha sentido isto antes!"

-"Deixa-nos sonhar Bill..."






Com certeza.

ai sim?