domingo, novembro 05, 2006

Vila Real 12 anos a.E. (antes de Ernesto :)


A curva da Salsicharia está na ponta esquerda da planta entre as casas e após a ponte (vê-se a "lombriga" do rio cruzando a recta da ponte); segue-se "para cima" ´(na planta) no sentido do relógio, vendo-se a zona larga da meta e boxes.

Uma das curvas mais faladas do circuito de Vila Real era a famosa direita que antecedia a recta que ia dar às boxes e à zona da meta.
A Curva da Salsicharia era bem mais difícil do que muita gente poderia pensar à primeira vista. A ponte metálica sobre o rio Corgo que a antecede era feita a fundo, e com a luz do sol a bater em cheio.

1970 corrida de Turismo de série: o BMW nº 16 já no vértice da curva alargando na saída, o BMW que o segue a abordar a curva concentrado no passeio à direita, e o terceiro BMW ainda no “joelho” à esquerda em plena travagem e redução de caixa, tentando apontar o carro para a curva; lá atrás ainda vemos a ponte.

Imagina-te a conduzir uma viatura de competição; saído da “zona do jardim” da margem esquerda do rio Corgo, feito em grande parte na sombra, entras na ponte metálica;
Endireitas o carro e dás gás a fundo, adaptando-te à intensa luz solar do verão.
À tua frente vês a pista a estreitar, entre o casario, autêntico “buraco negro” com um “joelho” no meio…
Nessa escuridão da sombra, guinas o volante um pouco para a esquerda, mas já em plena travagem para a direita, para a traiçoeira curva.
Maldito talho deverão ter pensado dezenas de pilotos nesse sítio, enquanto manuseavam ao mesmo tempo, volante, pedais e caixa de velocidades… sim, porque para tornar as coisas mais complicadas, havia que reduzir pelo menos duas velocidades de caixa!

A saída da raínha das curvas – pelo menos no aspecto técnico – em “powerslide”, vendo-se a recta a subir que leva à zona da meta.
(Carlos Gilbert in Sportscar.com)

5 comentários:

Cláudia Rocha Gonçalves disse...

vila real antes de ernesto...
ha um vila real depois de ernesto?!

PR disse...

Existe vida real depois de Ernesto?

cbs disse...

nao sei, nao sei :)
mas andam Ernestos e Guevaras a surrealizar por aí... lá isso andam :))

Cláudia Rocha Gonçalves disse...

surrealizar por aí é uma musiquinha do nosso amigo do boavista!

Cláudia Rocha Gonçalves disse...

"da-me um ideal... um ideaaaal. da-me um ideal. populaaaar... surrealizar por aí."