sexta-feira, abril 20, 2007

Síndrome de Jerusalém

Há uma desordem mental chamada “Síndrome de Jerusalém”: uma pessoa chega, inala o ar puro e maravilhoso da montanha e de repente, inflama-se e pega fogo a uma mesquita, a uma igreja ou a uma sinagoga.
Ou então tira a roupa, sobe a um rochedo e começa a fazer profecias.
Já ninguém escuta.

Mesmo hoje em dia, mesmo na Jerusalém actual, em qualquer fila de autocarro, é provável que surja uma exaltada conferencia na via pública, entre pessoas que não se conhecem de nenhum lado, mas que discutem Politica, Moral, Estratégia, História, Identidade, Religião e as verdadeiras intenções de Deus.

Os participantes nessas conferências, enquanto discutem politica e teologia, o Bem e o Mal, tentam no entanto, abrir caminho à cotovelada até aos primeiros lugares da fila.
Toda a gente grita, ninguém ouve.

Amos Oz, Contra o fanatismo, Público-ASA 2007

sábado, abril 14, 2007

Sócrates

Todos viam o seu olhar um tanto insolente e profundo, aqueles olhos escuros e fugidios, reveladores de algum mistério insondável que parecia incompreensível ao comum dos mortais. Olhavam para a sua figura grotesca e fascinante e contudo tão sólida, tão indelével que se assemelhava à de um deus (…)
Todos pareciam extasiados (…) algum influxo olímpico devia abrigar-se no seu espírito.

(Miguel Betanzos)

sexta-feira, abril 13, 2007

Governo pressionou mas não condicionou, dizem PÚBLICO, SIC e RR

Os três directores de órgãos de comunicação social ouvidos esta tarde pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) acerca das alegadas pressões do Governo, a propósito das investigações sobre o percurso do primeiro-ministro na Universidade Independente, concordaram num ponto: houve pressões, mas estas não condicionaram o trabalho dos jornalistas.



Uma reinterpretação do clássico "fumei, mas não inalei".

quinta-feira, abril 12, 2007

Sim... pode falar...

MonicaKrist
fale de paixão
fale de tesão
fale do teu jeito
que não é maldito
fale sussurrando tudo
ao meu ouvido
como um zumbido
de prazer...
(Isabel Machado)

sexta-feira, abril 06, 2007

Espectáculo!


Atenção que este tipo é completamente passado... tem um pé tão pesado que não o consegue levantar, nem mesmo à beira de um grande estalo.
Chama-se Gigi Galli e ficou em 7º no Rally de Portugal.