sexta-feira, outubro 14, 2005

"O Céu cai-lhe em cima da cabeça"

Guilty pleasures aqui do "je": Astérix e Lucky luke.

É verdade. E queria desde já deixar aqui os meus comentários (de geek) sobre o novo livro do pequeno herói gaulês, de nome "O céu cai-lhe em cima da cabeça":

1- Goscinny morreu. O Astérix devia ter sido sepultado com ele;

2-...mas Uderzo vive. E as boas ilustrações também, felizmente;

3- As novas personagens do livro são terríveis:
3.1- Um cruzamento entre o teletubbie roxo ( o gay) e o rato mickey, vindo do espaço. Pura verdade. O seu nome é TUNE,é um espécime de uma raça alienígena chamada WENDYSITAL, um anagrama de Walt Disney -num claro gesto de apreço a esse "famoso e prodigioso druida", como o descreve Uderzo. TUNE dispõe, na sua fileira de peões-prontos-para-o-combate, de um exército interminável de super(es) homen(s) para combater o seu arqui-rival, aqui personificado em 3.2;

3.2- uma mutação genética entre uma sardinha e uma barata, também ele vindo do espaço, membro de uma espécie chamada NAGMA (novo anagrama? num sei...), cujos subalternos-fodidos-para-a-porrada são ratos-robô com o título de TOTO-RATOS.

(faço aqui uma pequena pausa, para retemperar a paciência. Nada do que foi descrito aqui em 3.1 e 3.2 foi alterado com intuitos duvidosos, e tão normais na carreira deste blog. É uma crítica positiva, não normativa, exceptuando a parte do "fodidos-para-a-porrada"; confirmem no livro, por favor)

4-O "Assurancetourix", desde que o Astérix passou a ser publicado pela ASA, passou a chamar-se "Cacofonix";

5- O "Abraracourcix", na mesma lógica do comentário 4, foi rebaptizado de "Matasétix";

6- O "Cetautomatix" chama-se agora "Automatix". O "Ordralfabetix" responde ao nome de "Ordemalfabetix";

7-O argumento é decifrável, certo. Mas em nada iguala a cadência e originalidade das produções de Goscinny, cujos textos tinham sempre um "toque" de realidade, uma aproximação da BD à vida quotidiana: na relação fraterna entre Astérix e Obelix, no retrato do orgulho francês, da arrogância bretã, nos indecifráveis egípcios, nos pequenos e irrascíveis lusitanos, da mente solitária mas justa de César, na sabedoria de Panoramix, na prepotência machista de Abraracourcix...
Neste volume, Ásterix e Obelix não se conhecem. Mal se tratam pelos nomes e não se identificam um com o outro, sente-se. Panoramix não os guia, limita-se a aturá-los. E Abraracourcix já não se sente seguro de si como líder - é um autarca gordo e estúpido, um cobarde político que não renunciou ao trono porque não encontrou um herdeiro à altura. (um pouco como Mário Soares, cuja credibilidade como líder já se esgotou);

8- Os Romanos só levam porrada duas vezes!;

9- Fala-se de clones! De clones, no Ásterix! Um dia põem-no abordo do "Millenium Falcon"!;

10- Irrita-me ver os clássicos a serem corrompidos desta VIL forma! Ainda por cima pelo próprio Uderzo!!!;

11- Paguei o livro em Euros e não em Escudos e .......e..........mas.........mas...................;


13-Oh.Não passas de um velho do Restelo. Pagaste o livro em euros... Vives no século passado, não;

12- Vai mas é ler o Quixote. Sacana.

7 comentários:

Anónimo disse...

Há sempre esta segunda voz que nos reprime os instintos iniciais.... não a ouças!!!

Ok, lê o Quixote, mas irrita-te na mesma qd A grande máquina comercial tenta prolongar artificialmente a vida de produtos que têm um tempo e um lugar próprios e mentores únicos!!!!

Se te anima saber, eu faço o mesmo, não com a BD (de que não consigo ser fã, com a excepção de Calvin!)mas com muitas outras coisas :)

***
Ana

Ana disse...

Desde que me conheço que ia, às escondidas, buscar os livros do Astérix do meu irmão para ver as figuras (ainda não sabia ler, mas, gostava dos bonecos, da cor, da confusão das "peixaradas" da aldeia e das porradas aos romanos!)
Quando aprendi a ler, continuei a ir buscá-los à socapa...havia piadas que não percebia muito bem, mas...gostava na mesma!!
Cresci, e continuei a lê-los!
Ontem, curiosamente, o meu irmão dizia o mesmo que tu...como é possível terem "assassinado" a verdadeira essência daqueles livros?! Nunca mais será igual...

noasfalto disse...

Completamente de acordo. Terrível desilusão sobre a qual ia postar. Agora que li o teu post já não tenho razões para tal.
Diria que foram os 2400$ (para não falar em euros...) mais mal gastos dos últimos dias.
Um grande abraço

noasfalto disse...

Deve ser da idade...

Miguel de Terceleiros disse...

Bene bene. Concordo em género e número embora ainda não tenha lido.
Aqualidade foi ao ar com a morte do argumentista.
Infelizmente.

izzolda disse...

Que pena. Secalhar vou antes lê-lo à biblioteca para não chorar os euros...

rupigo disse...

eu li na livraria e tens toda a razão... não tem ponta por onde se lhe pegue. :/