quarta-feira, abril 13, 2005

Fado

Na passada sexta fui ver os "A naifa" ao tertúlia Castelense, na Maia. Um ambiente interessante, numa cave de fundo vermelho. Boas prestações vocais, baixo e bateria cumprem bem... um conjunto harmonioso. Mas não podia deixar de olhar para o Varatojo, inclinado perante a sua guitarra portuguesa, e imaginá-lo a levantar-se e arrancar uns rifs muito Ska do seu mui nobre e clássico instrumento. A blast from the past dirão eles...

No dia seguinte, ao final da tarde, assisti a um espectáculo de periodicidade semanal (todos os sábados, sempre às 18h) na casa de pasto "boteco"; era dia de fado! Os guitarristas abasteceram-se dumas papas de sarrabulho, seguidas de um prego e um café com cheirinho, tudo isto temperado por uma jarra da casa. Tive o privilégio de me sentar na mesa desses artistas, e ver desfilar durante hora e meia todos aqueles que quisessem e tivessem a coragem de cantar o fado. Intérpretes amadores na sua maioria, mas que brilhavam alto (ainda que com alguma intermitência). Fiquei fã e estarei lá no próximo sábado.


P.S.:
"A naifa"? isso é tipo "the beatles" ou "the Strokes" ou "the hives"? "the"="o(s)/a(s)!!!

Na Maia: Boa noite senhoras e senhoras, temos o prazer de lhe apresentar.... os A naifa
Em Londres: Good evening, ladies and gentlemen, we have the pleasure to introduce you... the The knife (pronto, ok, não se traduz, eu sei mas não resisti)

Sem comentários: