quarta-feira, junho 29, 2005

Porto-Vigo; Vigo-Barcelona

História de uma viagem sem história. Vigo nao se vê, prevê-se; é sempre igual, sempre vazia. Assemelha-se a um purgatório inevitável, antes da chegada á Catalunha. Desta vez sao seis horas que tenho de matar por lá. Se ainda fosse adepto da siesta, desse hábito de mandar passear o tempo entre o meio do dia e as 16h... mas os bancos da estaçao sao (propositadamente) desconfortáveis, e impoe-se aquela volta de reconhecimento. Ponderei ir até ao Corte Inglés, a maior atracçao turística lá do sítio, mas voltar a Portugal nao me parecia uma boa opçao naquela altura...
Para o cúmulo de uma recepçao inglória, começou a chover brutalmente.
E vingei-me. Matei-o. "Adeus Hemmingway", de Leonardo Padura Fuentes, foi a vítima. A ler, mas nem tanto... bom para hemmingwayanos inveterados. Um ciclo vicioso estilo "A filha da putice fomenta a genialidade, que é fruto da frustraçao, que alimenta a filha da putice", é o que o autor prega sobre o americano. Mas sempre numa cadência "bem-me-quer, mal-me-quer"; gosto tanto dele, mesmo sendo um idiota.

Seis horas depois, o comboio para barcelona. Entrei mais cedo. O plano consistia em imitar a viagem do conde Vlad Dracul, desde a sua Transylvania natal, até à abadia londrina que o hospedou por tempos; num caixao, sem me mexer, por 17h. Só a minha sede por sangue me obrigaria a mover do meu leito. Um obstáculo: a bexiga. Na ausência de uma bexiga vampirística, fui obrigado a ceder e a urinar como um monstro. Mas cedo voltei à minha gruta. Leyendo Kerouac e escuchando "the darkside of the moon". Ah. Nosferatu nao teve direito a um discman.

Fotos???????? em breve... talvez em Roma.
Ci vediamo

sábado, junho 25, 2005

Não, não era bem isso...

... afinal não era o cheiro a manjerico que me cobria o nariz... era mais um odor a caminho de ferro, ao vento a bater forte na fronha. Cheirava a ócio, a Espanha, ao orgulho catalão, a patatas bravas, ao sal do mediterrâneo encrustando-se nos cantos da boca... ou não? Será que cheirava a azeite extra virgem, a conspirações mafiosas, a Fellini e aos seus? Ao Duce e ao Tibre... não sei bem.


...ah, férias... partilha-las-ia com quem as merece, mas são, infelizmente, pessoais e intransmissíveis. :-)

1ª paragem: Vigo, a maior cidade alguma vez erguida por fantasmas. Porque lá, as ruas são dos carros, e dos cães que lhes mijam os pneus.

quarta-feira, junho 22, 2005

que cheiro, este...

...cheira ao crepitar de escamas de sardinha, cheira ao suor de febras carbonizadas, à super-bock parida de um frigorífico, mais fresca que a fruta. Cheira a solstício, cheira a ritual pagão, cheira a alho porro e martelhinho, para o menino e para a menina. Cheira a luzinhas e carroséis, a balões imolados na conquista do céu. Cheira a cascata, filha da labuta portuense, e não de uma natureza caprichosa. Cheira a calçada portuguesa, cheira ao D. Infante, cheira a traçadinhos e ao Deus Menino. Cheira ao G.D.R. lá da zona, cheira a pequenas bandeiras, a santos, santinhos e procissões. Cheira a pontes, cheira a vinho verde, cheira a cafés e ao Nel Monteiro.

Esquece lá a fé por um bocado, ó beata, não temos tempo a perder. Vamos rápido, deixa o esotérico para amanhã. Rápido, vamos,para o rio! Sempre para o rio, que amanhã já não há mais disto.

ah.... S. João



ai sim?

Teste estúpido

Estes são os resultados de dois testes estúpidos (sem qq rigor científico!) que fiz por aí.
O primeiro resultou da pergunta " que tipo de líder mundial é você?"; o segundo foi:"Que filme clássico é você?"
9 perguntas depois, eu era o Hitler. Brilhante.
Espero que vos ajude a compreender melhor a minha persona. Eu sei que a mim ajudou.
Para desbloquear os músculos da face, ir a :
http://similarminds.com/personality_tests.html



ai sim?



ai sim?

domingo, junho 19, 2005

Alfarrabistas portuenses



ai sim?

milhares de livros, ao virar da esquina

sábado, junho 18, 2005

Steve goes pop


E aquela obsess�o que o Lynch tem pelo Kyle Mc Lachlan? N�o entendo.
ai sim?

sexta-feira, junho 17, 2005

Vidas

Realidade
in expresso:
"Perante mais um crime atribuído pelo jovem a «Bibi», o Ministério Público pediu uma alteração substancial dos factos, mas a defesa do ex-motorista casapiano opôs-se e pediu um procedimento criminal contra o rapaz por falsas declarações e difamação, uma vez que este durante o inquérito disse ter feito sexo oral uma vez com Silvino e em julgamento disse que tinha praticado tal acto duas vezes."


Ficção
in cantina do olho:
"Também Herman José instaurou um processo por difamação contra o mesmo jovem, uma vez que, no dito inquérito, o casapiano afirmou ter "mordido ligeiramente" o pénis do apresentador de televisão, em resposta a um pedido fetichista por parte do "entertainer". Indignado,Herman apresentou o seu falo em tribunal, expondo-o virilmente á frente da juíza, que pode confirmar a totalidade do orgão e deixar registado em acta um elogio ao supra-trincado."

terça-feira, junho 14, 2005

Filipe(*), devo-te um rebuçado. dos bons. era mesmo a juventude popular.

(*) o primeiro branco em Portugal que quis ser negro ( genius)/ o percursor de toda a cultura afro-americana em Barca city/ o melhor fotógrafo da Maia/ Rossdale, Gavin/ amigo/ vencedor do primeiro troféu "cantina do olho".

Manuel Monteiro Dix it (prémio sou mesmo bom):
"Em 1993 chamei sanguessugas aos deputados, que propunham a existência de um subsídio extra por cada relatório feito no exercício das suas funções. Mais tarde, inserido naquilo que apelidei de moralização da vida política, sustentei o fim do privativo regime de subvenções e de reformas, que os políticos em geral, e os deputados em particular, auferiam.
Recordo-me então de ter caído o carmo e a trindade, ao ponto de Almeida Santos, pessoa por quem tenho simpatia e respeito, me ter chamado Jirinovski (...)"

segunda-feira, junho 13, 2005

Um dia em cheio

In Público:
Michael Jackson foi considerado inocente de todos os dez crimes de abuso sexual de menor, conspiração e rapto de que era acusado. A decisão do júri, formado por oito mulheres e quatro homens, foi anunciada hoje no tribunal de Santa Mónica, Califórnia, depois de mais de duas semanas de deliberações.
Jackson, de 46 anos, era acusado de ter abusado de um rapaz de 13 anos, em 2003, em Neverland, de o ter levado a consumir álcool para conseguir os seus fins e de ter tentado sequestrar a família do menor. Estas acusações poderiam ter custado ao músico 20 anos de prisão, caso fosse considerado culpado.


Um dia em cheio, este. Uns morrem, outros parecem renascer das cinzas.
Longe de mim condenar o Sr. Jackson, sou um adepto cego da cláusula "inocente até prova em contrário". Não tenho provas nenhumas que ele comia criancinhas. O único comentário que apetece fazer remonta á celeridade de condução deste processo, em contraste com os nossos casos de pedofilia cá do bairro.


Vão ver. No final, só o Bibi é que era pedófilo. Andava ele a passear as crianças da casa pia por torres vedras e pelas casas dos famosos só para despistar, porque depois levava-as de volta para casa e lambuzava-as todas, só para ele. Tudo para ele, o lambão. Todas as dezenas que ele comia por dia. Tudo o resto foi uma grande partida. Esse brincalhão do bibi... comia-as todas, essa é que é essa, e não partilhava com ninguém.

A sincronicidade da morte

Álvaro Barreirinhas Cunhal, nascido em Coimbra em 10 de Novembro de 1913, faleceu hoje aos 91 anos comunista como resolveu sê-lo aos 17 anos.
O funeral do líder histórico do PCP, Álvaro Cunhal, realiza-se quarta-feira às 15h00 em Lisboa.

«Quando se tem um ideal o mundo é grande em qualquer parte»

O funeral do poeta Eugénio de Andrade, falecido na madrugada de hoje, no Porto, deverá realizar-se na terça- feira pelas 16h30, disse o presidente da Fundação Eugénio de Andrade.



Nunca lhes prestei a devida atenção. Como elogio póstumo, não os cantarei.

A morte é assustadoramente coerente.

sábado, junho 11, 2005

O cantinho do guri

Giovani, o guri, recomenda, com beijos na bunda:
http://www.storewars.org/flash/index.html

Putos; ou a razão pelo qual o nosso rebento é sobredotado

Hipótese: O nosso orgulho é directamente proporcional ás conquistas que o despoletam.

Uma boa nota num exame = um largo sorriso e uma noite de farra;
Uma melhor performance sexual numa noite inspirada = boost de auto estima;
Um puto dos nossos que diz o nome do pai com uma dicção terrível = cataratas de baba eternas;
Porque é que as gentes se regalam com a precocidade dos miúdos? Que vitória imensa é essa de observar o puto a andar na (X-1)ª semana quando a idade certa seria a Xª?
Crianças: Timing é tudo: não devem habituar os pais a reacções antes do tempo, pois o nível de exigência aumentará; se querem ter uma infância normal, tentem refrear qualquer impulso criativo; um simples risco pode determinar a vossa vida. Não falem antes do puto do lado começar a falar, pois serão vendidos a um futuro irreversível de advocacia. Cuidado com as expectativas, pois os pais são animais sensíveis, obcecados com a temporalidade dos seus traços fisionómicos e comportamentais. Não pararão enquanto não deturparem por completo tudo o que vos é inato. Por isso, crianças do mundo, mantenham-se abrigadas desses caminhos, e vão com a maré. Não forcem o caminho, ou serão forçados a continuar a forçá-lo…
Pais: essa alucinação colectiva do puto ser mais rápido e melhor do que vem no “manual dos putos”tem duas explicações: o tipo que escreve o “manual de como e com que idade funcionam as crianças” quer ganhar dinheiro às vossas custas, e não vai querer deixar mal os otários que lhe financiam a vida; ou o tipo que escreveu o manual também é pai, de uma criança que é infelizmente um pouco atrasada, e não quis ficar mal ele próprio.
Ouvi sempre, nalguma altura da vida, um pai ou uma mãe exclamando que o seu rebento começou a fazer “aquilo” muuuuuuuuuuuito antes da idade em que os putos costumam fazer “aquilo”. Lógica rápida de silogismos:
1- Todos os putos se desenvolvem mais rápido do que o retratado no “manual”;
2- O “manual” define a idade “certa” para o desenvolvimento dos putos "normais";
3- Todos os putos são superiores ao normal!!!Xarããã!

Conclusão1: se todos são sobredotados, nenhum é. Porque é impossível ser especial num mundo de especiais.
Conclusão2: estranho… pensava que os homens não tinham relógio biológico. O que é isto dos putos?
Conclusão 3: estava-me só a testar para ver se conseguia escrever um editorial para a “Xis”. Acautela-te Laurinda. A era do Evax está a terminar. Bru-ha-ha-haa. (risadas maléficas)


Nunca escrevi um insulto neste blog. Foda-se.
Peço desculpa aos meus dois ou três leitores, mas este impulso agressivo-masculino impunha-se, depois de um post tão… feminino

Conclusão4: Feminino? Porque é que falar em filhos é feminino? Alguma associação estranha que ainda não resolvi com a minha educação católico-hipócrito-jocosa? O meu cérebro trai-me.
C@r@("o.

terça-feira, junho 07, 2005

:-)

http://koti.welho.com/alaari/lodger/

domingo, junho 05, 2005

Pop-quiz

VALORES

"Humanismo:
Defendemos que o ser Humano é o centro da sociedade e do Mundo, ele é o seu protagonista, o seu dinamizador, a causa e o seu fim. O poder reside no Homem. O Mundo pertence ao Homem. Cabe, por conseguinte ao Homem adequar o primeiro à liberdade e transformar o segundo de acordo com a sua vontade. O homem político é militante para o povo, para a humanidade, e todo o humanista deve ser Homem político.

Liberdade
Todos os Homens têm os mesmo direitos sem discrimicação quanto ao sexo, cor, raça, crenças religiosas ou políticas. Todo o Homem deve afirmar sincera e corajosamente o seu pensamento. A livre criatividade da pessoas integrada na sucessão natural das gerações, é o verdadeiro motor de desenvolvimento e progresso global das sociedades e toda a humanidade. Devem ser combatidos todos os programas impositivos de Estado que visam, ou possam, coarctá-la pelo contrário, deve a educação ser cada vez mais estimuladora da capacidade inventiva dos jovens bem como, do espírito de observação e consciência crítica. O Homem, e o Estado, é a fonte de inovação, a verdadeira raíz do progresso. É fundamental a defesa e garantia da associação económica de empresas, de trabalhadores, de consumidores, (...), etc. A livre associação das pessoas e dos interesses promove o dinamismo social e é a mais sólida garantia contra o aviltamento dos direitos dos Homens pelo Estado ou por grupos dominantes.

Família
Tem um papel fundamental na educação é a célula natural da sociedade, é condição do pluralismo cultural e social e assegura a formação de consciências livres e de personalidade humana e individualizada mas convivente. Cada família devido à importância que tem, tem o direito de possuir habitação própria condigna, tendo esta que ser uma prioridade de qualquer governo.
(...)
Personalismo
o Personalismo possui profunda vocação histórica na medida que desde sempre a História caminha no sentido da emancipação completa da pessoa humana. Só o Personalismo garante o desenvolvimento justo e simultâneo de cada Homem, e da colectividade, na medida em que assenta no favorecimento da criatividade, da iniciativa e da liberdade pessoal e as sua motivações fundamentais são a solideriedade, o espírito de serviço e a valorização pessoal.

Democracia
É o regime da livre opção de cada um de todos os Homens em que vigora o princípio da soberania popular, o povo não mero objecto, mas sujeito do próprio poder político a soberania do estado é a auto-determinação do Homem. O sufrágio universal directo e secreto é o instrumento por excelência do exercício da democracia.

Pluralismo
É o ambiente natural de qualquer sociedade e essencial para a própria liberdade de optar. É fundamental para o esclarecimento dos cidadãos.

(...)
O humanismo caractariza-se por valores de justiça, fraternidade e mensagem personalista universal capaz de combater as desigualdades existentes sem a criação de novas desigualdades, novos preconceitos e novas discriminações."

Concurso:
Descobrir a que grupo político pertence este manifesto.

Prémios:
1 rebuçado a quem descobrir a filiação política inerente ao texto transcrito;
2 rebuçados a quem descobrir qual a localização geográfica do grupo que disponibiliza este texto na net. (Pista: é em portugal)

Prazo:
a resposta deverá ser entregue no prazo limite de uma semana;

Excepção ao prazo: se pedir desculpa, o limite temporal não contará como critério de desqualificação.

Meios permitidos:
todos os possíveis. CAOS.

PSD

No site www.psd.pt, basta clicar no link "seja um social democrata", para ler:

"Aderir ao PSD é ambicionar um País mais criativo e competitivo. Aderir ao PSD é acreditar no progresso e defender os interesses nacionais. Se acredita nestes princípios, preencha o seguinte formulário e aguarde um contacto da secção da sua zona. "

Bem, eu tb concordo com estes objectivos. Acrescento que, possivelmente, alguns milhões poderão partilhar dessa opinião. hmmm... seremos todos do PSD?


Ainda no mesmo site, clicando no link "jogos", deparamos com duas brincadeiras, quiçá usadas para funções terapêuticas pelos dirigentes daquele partido, onde se lê:
"Porque o PSD acredita que também se pode fazer política com humor, divirta-se online com os jogos sociais democratas. "
(E nós sabemos que o PSD prima pelo humor nas suas posições políticas)

Os jogos em questão são:

Laranja Man

"Não deixe que os terriveis agentes RosaOids da Corrupção e do Clientelismo dêem cabo do universo."

Orange Destroyer

"Detenha a invasão dos temíveis RosaOids que ameaçam destruir o planeta Portugalis."



UAU. Fala por si.

quinta-feira, junho 02, 2005

Opinando

Ainda na senda de uma tomada de posição, e procurando pela net a resposta que os debates públicos insistem não fornecer, encontrei na página do público a constituição europeia em port uguês, no endereço: http://europa.eu.int/eur-lex/lex/JOHtml.do?uri=OJ:C:2004:310:SOM:PT:HTML Talvez por preguiça mental, talvez por imposição profissional ( exames), não tenho prestado atenção a este assunto. Mau. Mas parece que os media portugueses também têm assumido essa posição; parece que o povo tá dividido entre os "europeístas porque sim", e os não "federalistas "porque é mau", um pouco como na lógica sintomática esquerda-direita que bem caracteriza a política em Portugal.
A verdade é que o poder de voto de Portugal na União desce se o trastado for ratificado. A lógica usada para determinar o peso dos votos será a do nº de habitantes dos estados membros. No curto prazo parece lógico, mas e com a inclusão Turca na união?resta saber como é que os gauleses e germânicos contornarão essa regra no futuro, pois os turcos são mais do que as mães. Vou ver se leio isto. Existe tb a possibilidade de os franceses e os belgas serem atropelados no processo, porque se 4/5 dos países ratificarem, o tratado passará, da mesma forma que o tempo, e ageração seguinte já nem se lembrará de tratado nenhum.

P.S.: ouvi um representante do PSD lamentar-se hoje,porque o PS tinha um dirigente (antónio vitorino) num espaço só para si na RTP, numa situação sem precedentes,segundo as palavras do homem. de acordo com ele, isto seria um atentado à democracia. memória curta rapazinho.


p.s.2: O DARTH VADER não tem pernas. O Obi wan Kenobi cortou-lhas. E ainda assim ele sobreviveu, como um animal político.


Epifania... Vi Vader a cruzar os céus lisboetas e a varrer o seu sabre de luz sobre as cabeças dos deputados.

Imperador:
-Lord Vader:
Riiiiiiiise.