domingo, junho 05, 2005

Pop-quiz

VALORES

"Humanismo:
Defendemos que o ser Humano é o centro da sociedade e do Mundo, ele é o seu protagonista, o seu dinamizador, a causa e o seu fim. O poder reside no Homem. O Mundo pertence ao Homem. Cabe, por conseguinte ao Homem adequar o primeiro à liberdade e transformar o segundo de acordo com a sua vontade. O homem político é militante para o povo, para a humanidade, e todo o humanista deve ser Homem político.

Liberdade
Todos os Homens têm os mesmo direitos sem discrimicação quanto ao sexo, cor, raça, crenças religiosas ou políticas. Todo o Homem deve afirmar sincera e corajosamente o seu pensamento. A livre criatividade da pessoas integrada na sucessão natural das gerações, é o verdadeiro motor de desenvolvimento e progresso global das sociedades e toda a humanidade. Devem ser combatidos todos os programas impositivos de Estado que visam, ou possam, coarctá-la pelo contrário, deve a educação ser cada vez mais estimuladora da capacidade inventiva dos jovens bem como, do espírito de observação e consciência crítica. O Homem, e o Estado, é a fonte de inovação, a verdadeira raíz do progresso. É fundamental a defesa e garantia da associação económica de empresas, de trabalhadores, de consumidores, (...), etc. A livre associação das pessoas e dos interesses promove o dinamismo social e é a mais sólida garantia contra o aviltamento dos direitos dos Homens pelo Estado ou por grupos dominantes.

Família
Tem um papel fundamental na educação é a célula natural da sociedade, é condição do pluralismo cultural e social e assegura a formação de consciências livres e de personalidade humana e individualizada mas convivente. Cada família devido à importância que tem, tem o direito de possuir habitação própria condigna, tendo esta que ser uma prioridade de qualquer governo.
(...)
Personalismo
o Personalismo possui profunda vocação histórica na medida que desde sempre a História caminha no sentido da emancipação completa da pessoa humana. Só o Personalismo garante o desenvolvimento justo e simultâneo de cada Homem, e da colectividade, na medida em que assenta no favorecimento da criatividade, da iniciativa e da liberdade pessoal e as sua motivações fundamentais são a solideriedade, o espírito de serviço e a valorização pessoal.

Democracia
É o regime da livre opção de cada um de todos os Homens em que vigora o princípio da soberania popular, o povo não mero objecto, mas sujeito do próprio poder político a soberania do estado é a auto-determinação do Homem. O sufrágio universal directo e secreto é o instrumento por excelência do exercício da democracia.

Pluralismo
É o ambiente natural de qualquer sociedade e essencial para a própria liberdade de optar. É fundamental para o esclarecimento dos cidadãos.

(...)
O humanismo caractariza-se por valores de justiça, fraternidade e mensagem personalista universal capaz de combater as desigualdades existentes sem a criação de novas desigualdades, novos preconceitos e novas discriminações."

Concurso:
Descobrir a que grupo político pertence este manifesto.

Prémios:
1 rebuçado a quem descobrir a filiação política inerente ao texto transcrito;
2 rebuçados a quem descobrir qual a localização geográfica do grupo que disponibiliza este texto na net. (Pista: é em portugal)

Prazo:
a resposta deverá ser entregue no prazo limite de uma semana;

Excepção ao prazo: se pedir desculpa, o limite temporal não contará como critério de desqualificação.

Meios permitidos:
todos os possíveis. CAOS.

1 comentário:

Anónimo disse...

bem bem.......

a nossa querida Juventude Popular

(escolhe bem o rebuçado)