quinta-feira, junho 02, 2005

Opinando

Ainda na senda de uma tomada de posição, e procurando pela net a resposta que os debates públicos insistem não fornecer, encontrei na página do público a constituição europeia em port uguês, no endereço: http://europa.eu.int/eur-lex/lex/JOHtml.do?uri=OJ:C:2004:310:SOM:PT:HTML Talvez por preguiça mental, talvez por imposição profissional ( exames), não tenho prestado atenção a este assunto. Mau. Mas parece que os media portugueses também têm assumido essa posição; parece que o povo tá dividido entre os "europeístas porque sim", e os não "federalistas "porque é mau", um pouco como na lógica sintomática esquerda-direita que bem caracteriza a política em Portugal.
A verdade é que o poder de voto de Portugal na União desce se o trastado for ratificado. A lógica usada para determinar o peso dos votos será a do nº de habitantes dos estados membros. No curto prazo parece lógico, mas e com a inclusão Turca na união?resta saber como é que os gauleses e germânicos contornarão essa regra no futuro, pois os turcos são mais do que as mães. Vou ver se leio isto. Existe tb a possibilidade de os franceses e os belgas serem atropelados no processo, porque se 4/5 dos países ratificarem, o tratado passará, da mesma forma que o tempo, e ageração seguinte já nem se lembrará de tratado nenhum.

P.S.: ouvi um representante do PSD lamentar-se hoje,porque o PS tinha um dirigente (antónio vitorino) num espaço só para si na RTP, numa situação sem precedentes,segundo as palavras do homem. de acordo com ele, isto seria um atentado à democracia. memória curta rapazinho.


p.s.2: O DARTH VADER não tem pernas. O Obi wan Kenobi cortou-lhas. E ainda assim ele sobreviveu, como um animal político.


Epifania... Vi Vader a cruzar os céus lisboetas e a varrer o seu sabre de luz sobre as cabeças dos deputados.

Imperador:
-Lord Vader:
Riiiiiiiise.

Sem comentários: