quarta-feira, agosto 03, 2005

Tresanda a adolescência

A esquerda sempre foi muito mais romântica do que direita; refiro-me somente a posições políticas, não quero entrar tomar partido por uma das mãos, ou pelo sentido para qual girar o volante do automóvel. Apesar de escrever e jogar à bola com os apêndices menos românticos do meu corpo, segundo essa perspectiva.

Guevara é atraente;tem charme, tem carácter; renega às suas posses, primeiro enquanto filho de classe média, e depois enquanto ministro de Fidel; acreditava nos seus ideais, e bater-se-ia por eles onde fosse preciso; caiu, mas fê-lo em glória, e hoje vendem-se T-shirts com a sua cara na Maluka e na Pull&Bear. Talvez o mesmo destino do Coronel Aureliano Buendia , se este não se tivesse deixado abater tão simplesmente pelo tempo.

Marx é filósofo; Tem barba, é alemão, tem um nome sonante, Karl (KArrrrrrrl), e a sua genialidade produz discursos que os putos traduziram em gritos pelo proletariado; ninguém quer saber do materialismo histórico que tanto apoquenta o seu raciocínio, nem das incoerências do seu pensamento; para o jovem actual, basta pensar num velhote que erguia a sua bengala contra o capital, basta-lhe saber que essa figura Pai-nataliana escreveu "das Kapital" para sentir o apelo do romance.

Fidel, Lenine, Trotsky, Estaline, (pronto, estaline, não), Cunhal, e.t.c. Que personagens fantásticas para um(ns) livro(s). Longe de mim retirar-lhes mérito ou brincar com a sua herança; mas a verdade é que as suas figuras são sedutoras, incrivelmente atraentes.

Para mim, são.

E para tantos outros.
Por isso entendo o jovem de esquerda, que se sente atraído pela figura, e não pela moral; pela bandeira de um partido, que só não foi jogada de Marketing, porque na altura em que foi desenhada não existia esse termo. Quem é Churchill perante o Che?

Apercebendo-se do desequilíbrio da balança, o partido de esquerda (vamos atribuir-lhe o nome aleatório de, digamos..... Bloco) cria a sua máquina de propaganda estimulando medidas mais próximas do Target em questão; o Avante, as bóinas, a barba por fazer,o camarada para aqui, o aborto, a liberalização das drogas, camarada para ali, e vai-se assim misturando assuntos sérios com outros menos sérios, que servem somente de isco para atrair o eleitor do futuro; um eleitor que não tem poder de voto, mas que o terá mais tarde , e acima de tudo, um soldado que faz barulho, que organiza e trabalha em função do grupo, com o tesão de mijo que tão bem caracteriza a adolescência.

Pois é jovens. Não se deixem enganar. Certamente que o tempo não vos deixará entregue ao romance; em breve começarão a viver os vossos, e não precisarão de se apoiarem no dos outros. O populismo também é uma forma de demagogia; O outro otário anda pelas feiras a comer bolo rei, com cara de quem acabou de sair do solário. Mas o vosso Louçã cai na tentação de vos alimentar estas fantasias, sabendo ele muito bem da realidade, não fosse ele um dos melhores do nosso país na àrea de Macroeconomia. Ele sabe que o défice tem de ser controlado; ele também sabe que esse objectivo não é atingível operando somente pela óptica das receitas (impostos); ele sabe que é necessária uma reformulação da Administração Pública, despedindo muita gente; ele quer ser romântico, mas não consegue. No entanto, prefere alimentar-se da cadáveres que ele próprio consumiu na sua juventude, escondendo-se atrás do mito.

Partidos que patrocinam este tipo de outdoors deviam ter vergonha na cara.

A crítica foi ao Bloco, mas é facilmente extensível aos restantes, com motivações diferentes.

Peço desculpa pelo tom estilo "velho do Restelo"
(antes quero ser o velho do restelo/ do que um fascista sem cabelo, in estupidez gananciosa Porra, que texto mal escrito, parcial e sem sentido.

Bem. Vou de férias (outra vez? este tipo está sempre de férias!!), andar de bicicleta pelo nosso Alentejo. Vemo-nos por aí, se encontrar algum Net point pelo meio dos sobreiros e do sol. Ci vediamo.

5 comentários:

Poor disse...

mas conheces maiores troca-tintas que os BE?
boas férias ernesto!

Anónimo disse...

:)

Gostei do texto, altamente mal escrito, parcial e sem sentido.
Qual velho do restelo?

Eu tb vou de ferias!
;)

Anónimo disse...

Boas férias :)

Anónimo disse...

Ahh updates e tal???
e tal ?
e tal !!!

cade?para de ir pra prais tomar banho de mar ,de sol, de lua... escreve "pà" !!!

O Puto disse...

Mais uma prova que a aparente falta de estética é, por si só, também uma forma de estética.